quinta-feira, 1 de março de 2012

RETIRO: UM ENCONTRO COM O REDENTOR


Do dia 09 ao dia 16 de janeiro, na Casa de Encontros da Pedrinha, nós, noviços deste ano de 2012, tivemos o retiro de abertura do Noviciado. O pregador foi o Pe. Ferdinando Mancílio, que atualmente trabalha no Santuário Nacional como vice-reitor, um genuíno Missionário Redentorista! É certo que, ao longo da nossa caminhada, já vivenciamos diversos retiros, sob inúmeros aspectos, mas este foi um momento especial, pois nos apresentou esta nova dinâmica que viveremos: o Noviciado, uma nova casa, novos companheiros no caminho. Foram oito dias vividos com muita intensidade, revendo os anos anteriores e preparando nosso coração para as muitas surpresas de Deus que virão em nós.

Pe. Ferdinando, conduzindo o retiro, levou-nos à fonte da Espiritualidade Redentorista, às raízes que sustentam nossa vocação. O ponto forte destes dias foi rezar a construção que fazemos de um relacionamento íntimo com Deus e seu povo, um relacionar que transforma profundamente nosso agir. Ficou claro para o nosso grupo que não vivemos mais uma das etapas da formação, mas sim a etapa que é central nesta preparação para a Vida Religiosa, vida esta que não será construída sem uma base forte. Por isso, começamos a olhar o coração do ser redentorista e perceber que Jesus deve ocupar o centro deste ser e conviver, como já diz a Constituição 23: “Chamados a continuar a presença de Cristo e sua missão de redenção no mundo, escolhem os Redentoristas a pessoa de Cristo como centro de suas vidas.”

Sendo assim, acredito que viver estes dias de retiro foi, dentro do silêncio proposto, encontro com o Redentor de nossa história, convidando-nos a sermos Redentoristas, missão que começa no nosso peito e alcança horizontes sem medidas.

Agradecemos ao Pe. Ferdinando, que nos possibilitou crescer ainda mais neste caminho. Que Deus o abençoe! E continue iluminando nossos passos! Subimos a montanha e rezamos, agora, com as mãos aos céus e pés no chão, continuamos nossa caminhada rumo ao ser Redentorista, “fortes na fé, alegres na esperança, fervorosos na caridade, inflamados no zelo, humildes e sempre dados à oração.” (Const. 20)
                                                      Ederson Rodrigo Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário