terça-feira, 21 de agosto de 2012

VINDE PAIS, VINDE MÃES, VINDE FILHOS...

      Aconteceu entre os dias 11 e 27 de junho, a 3ª etapa das Santas Missões Populares Redentoristas em Boituva, São Paulo.  Os missionários convidaram os noviços para o encerramento que se deu no dia 27 de junho. Chegamos cedo à cidade e logo nos deparamos com um grande grupo de pessoas vindo de uma das comunidades da paróquia. Empunhando bandeiras vermelhas, entoavam um canto. Sorrisos estampados nas faces revelavam a alegria de celebrar mais uma etapa da missão que se cumpria. Acabamos acompanhando o cortejo até a praça onde já estavam concentradas outras comunidades. A cada grupo que chagava, o povo reunido o acolhia com muita festa.
       A Celebração Eucarística iniciou-se por volta das 9h30, revestida de uma energia contagiante. Imbuídos do Espírito de Deus, todos balançavam as bandeiras com o vigor de uma comunidade reanimada na fé e na esperança. A pregação do Pe. Galvão foi extraordinária, relembrando o sentido maior da missão e a necessidade de fazer da própria história o discipulado de Jesus e, é claro, contando com a intercessão da Imaculada Virgem Maria, nossa sempre mãe.
     Um momento certamente emocionante deu-se quando os homens foram convidados para levarem o cruzeiro até a porta da Matriz, onde ele seria erguido. Medindo cerca de 13 metros, a primeira impressão foi a de que não conseguiríamos carregá-lo, mas a união das forças tornou a tarefa relativamente fácil. Em uma marcha missionária, carregando tão grande símbolo da nossa fé, fomos até o local onde seria levantado.
      Após solene oração, o cruzeiro começou a ser erguido ao toque do silêncio. A comunidade de fiéis, reunida, observava. Alguns se comoveram com a beleza do momento e choraram. Choro de alegria, de gratidão pelo trabalho em conjunto com os missionários. Certamente aquele cruzeiro será a marca de um compromisso firmado pela comunidade de serem missionárias nos trabalhos pastorais e na vida de cada um que integra aquela paróquia.                                                                   
                                                                            
                                                                    Heliomarcos Costa Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário